O texto abaixo foi publicado no site no site RIC Mais PR.
O livro Comando Verde conta a história de um tenente do Exército Brasileiro (EB) que, por questões pessoais, odeia traficantes de drogas, mas que, por um golpe do destino, acaba se apaixonando por uma das líderes do tráfico nas favelas que compõem os complexos da Penha e do Alemão. Com este improvável romance como pano de fundo, os autores Fernando Motenegro e Marcos Ommati desenvolvem uma trama recheada de muita ação e aventuras.
Segundo Fernando Montenegro, coronel das Forças Especiais do Exército Brasileiro e um dos comandantes da Operação Arcanjo, realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, as páginas estão cheias de fatos verdadeiros. “A maioria dos fatos narrados são inspirados em acontecimentos reais”, conta o coronel.
“Depois que o coronel Montenegro foi para a reserva do Exército, logo após ter passado vários meses nos complexos da Penha e do Alemão como um dos comandantes da força de pacificação, ele me apresentou uma quantidade fantástica de relatos incríveis. A opção do que fazer com todas estas narrativas está nas páginas de Comando Verde”, conta Marcos Ommati, que é jornalista especializado em assuntos de segurança.
Os dois autores são fascinados por seriados americanos de TV e filmes, e a ideia original, segundo eles, era escrever um roteiro para estes meios, mas acabaram criando um livro em linguagem cinematográfica, em que cada um dos 45 capítulos é pleno de emoção e ritmo, como episódios de uma série de televisão.
“Nosso público alvo mais óbvio são os militares das forças armadas e de outras forças de segurança, porém posso garantir que qualquer pessoa irá se deleitar com a forma como contamos histórias muitas vezes emocionantes, outras vezes tristes, mas nunca desinteressantes”, diz o coronel Montenegro.
O livro também recebeu o aval de um dos roteiristas de Tropa de Elite I e II, Rodrigo Pimentel. O ex-oficial do BOPE escreveu o prefácio de Comando Verde. “Este é um livro extremamente original com ineditismo sem precedentes. Pela primeira vez na literatura recente brasileira, temos a oportunidade de ver alguns temas históricos, como o ataque à base brasileira no rio Traíra (na fronteira com a Colômbia) e a atuação da Força de Pacificação sob o enfoque de um protagonista do Exército Brasileiro”, escreveu Pimentel.
Na última semana, o Coronel Montenegro realizou uma noite de autógrafos na Livraria Cultura do Shopping Curitiba, um dos locais que já tem exemplares do livro. Para mais informações, visite www.comandoverde.com
No comments:
Post a Comment